Dia Internacional do Voluntariado é uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar e incentivar a participação de mais pessoas e de promover diversas ações voluntárias ao redor do mundo no dia 5 de dezembro.
Mas é claro que a data é só um indicativo, um marco legal, para reforçar a importância e o significado do trabalho voluntário.
De acordo com a Lei 9.608/1998, o trabalho voluntário é definido como a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.
Praticar o voluntariado envolve a entrega de tempo, trabalho e talento em prol de alguma causa, organização ou grupo de pessoas. Trata-se de uma oportunidade de conhecer outras realidades, aprender novas funções, viver outras experiências e, até mesmo, de se aprimorar profissionalmente.
Sem um marco específico, o dia 5 de dezembro foi a data escolhida pela ONU para lembrar e reconhecer o trabalho voluntário. A data foi instituída no ano de 1985, quando as Nações Unidas percebeu que era importante incentivar a prática do voluntariado pelo mundo.
No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado é comemorado em 28 de agosto, e foi instituído através da Lei nº 7.352/1985, promulgada pelo então presidente da República José Sarney.
A cada ano, a ONU define um tema a ser trabalhado nas ações de voluntariado. Todos os temas são pensados de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são:
Nos últimos dois anos, a pandemia de Covid-19 incentivou a ONU a trazer temas como voluntariado online, espírito voluntário durante uma crise sanitária mundial, e como as ações voluntárias passaram a ter novo sentido nestes tempos.
Fonte: mgnconsultoria